Menus de configuração no Painel de Administração

IBGA - Instituto Brasileiro de Gestão Avançada

Sobre Nós

Sobre Nós site IBGA

 

Você | Nós | Visão | Missão | Crenças e Valores | História | Tecnologias | Você e Nós

PNL e Coaching

A PNL e o Coaching são instrumentos e ferramentas a seu serviço. O IBGA é seu centro de ajuda para utilizar a PNL e o Coaching.

Sobre Você

O que você e sua empresa desejam realizar, através das habilidades e comportamentos, para que seus processos de aprendizagem, comunicação e estratégias funcionem com muito mais eficiência e proporcionem muito mais resultados para todos os envolvidos?

Sobre Nós

O IBGA-Instituto Brasileiro de Gestão Avançada é força determinante para responder e corresponder a estas demandas.
Nossa especialidade é auxiliar pessoas e organizações no mapeamento de competências e na criação de soluções que envolvam habilidades, comportamentos, crenças e modelos mentais, possibilitando identificar e eliminar problemas que afetam a eficácia de processos e sistemas, tornando as operações, mais eficientes, mais valiosas e satisfatórias a todos os participantes.

Nossa Visão

Ser definida como a melhor solução para o crescimento de pessoas e organizações, através da competência, do talento e da inovação.

Nossa Missão

Oferecer soluções que possibilitem aos nossos clientes o desenvolvimento de habilidades comportamentais que os levem à excelência, para que façam transformações generativas nos ambientes em que atuam, promovendo bem estar e riquezas como resultados de seus investimentos.

Nossas Crenças e Valores

Acreditamos que os problemas nascem depois das soluções. Entretanto, os problemas andam mais depressa. Acreditamos em nossa capacidade de identificar os problemas e encontrar as melhores soluções. Sabemos que toda e qualquer solução está com uma ou mais pessoas, o que fazemos e levar estas pessoas a acreditarem nisso e transformar esta crença em ações transformadoras. Para isso apoiamos em nossos valores fundamentais:

 

Comunicação e Interatividade

Comunicação: É a nossa capacidade para promover o domínio de ideias, palavras e imagens. A comunicação deve transmitir a intenção e se configurar na ação transformadora.

Interatividade: É a capacidade de descobrir sobre os desejos e necessidades de nossos clientes para apresentar-lhes a melhor solução.

 

Base na Família

Família: Pai, mãe, marido, mulher, colegas de trabalho, clientes, fornecedores, amigos…

Família é o Segundo Nível Relacional*: Você, que é o primeiro Nível Relacional, só foi possível graças a um momento peculiar entre seu pai e sua mãe. Tudo começa na família…

 

Energia Pessoal

Energia Pessoal: Nosso trabalho consiste em auxiliar nossos clientes a mudar para melhor, através de ideias, técnicas e ações generativas. Para isso temos que cuidar de nossa energia pessoal para iluminar e abrir o caminho.

Energia Pessoal: É a quarta habilidade essencial do Continuum**. Sua luz representa a sua energia.

 

Dúvidas e Curiosidades

Dúvidas/Curiosidade: Ingredientes chaves para o aprendizado e a descoberta. Com isso podemos fazer perguntas, questionamentos e encontrar respostas para nós e para nossos clientes.

Perguntas São canoas, Remos são respostas: Uma canoa sem os remos navega, mas à deriva. Quem não pratica a curiosidade (dúvidas) não navega rumo ao aprendizado, mas vive à deriva, nas ondas de suas certezas.

 

Criatividade e Inovação

Criatividade e Inovação: “A criatividade é a inteligência se divertindo. Quando Einstein disse esta frase ele abriu a perspectiva de que razão e emoção andam juntas”. Estes são os elementos fundamentais que nos permite criar estratégias eficientes e, ao mesmo tempo, criativas (Momento UAU!) na elaboração das soluções para nossas demandas.

Nossa História

A história do IBGA começou em 1986 quando o problema de nossos fundadores foi identificado: eles escreviam poemas, crônicas e romances, mas, não conseguiam motivar as editoras a publicá-los. Eles possuíam as canoas, mas não tinham os remos.

Eles compraram remos e aprenderam a navegar, criaram uma associação de poetas que depois se expandiu, tornando-se uma associação de poetas e produtores artísticos, que depois foi transformada, pela contingência de novos problemas a serem resolvidos, numa associação para o avanço do pensamento e da ação, cuja missão era auxiliar as pessoas na transformação de pensamentos, ideias e sonhos em ações práticas, como a publicação e distribuição de 11 livros dos associados e a oferta de cursos de comunicação.

Em 1985 um dos fundadores da associação tornou-se sócio da Reksito Comunicação e Propaganda, que se converteu na principal apoiadora da entidade. Um diferencial da Reksito era oferecer soluções que antecediam as campanhas de comunicação e propaganda de seus clientes. Dentre elas estava o treinamento de todas as equipes dos clientes envolvidas com o que era divulgado pelas campanhas, o que possibilitava ao cliente dos clientes, lidar com gente preparada para converter a comunicação externa em ações integradas no atendimento.

Em 1992 a agência foi incorporada por uma grande empresa e a tecnologia de Treinamento e Desenvolvimento foi absorvida pela associação que passou a ofertar outros tipos de treinamentos.

Em 2003, para resolver problemas maiores, a evolução dessas “associações” cuja sigla, desde 1986 manteve-se ASBRAPA já operava como uma incubadora de negócios que deu origem, em 2011, ao IBGA – Instituto Brasileiro de Gestão Avançada, coidealizado e cofundado por um dos mentores das “associações”, o então professor Aguilar Pinheiro e Elizete Nascimento, que remaram constantemente, até que a ASBRAPA foi extinta, depois de possibilitar muitas ações transformadoras.

Da linha do tempo completa, desta história resumida acima, Aguilar e Elizete filtraram e aprimoraram a expertise que sustenta o DNA do IBGA.

Nossas Tecnologias

Quando em 1992 a associação passou a ministrar treinamentos, a filosofia de que os problemas com processos e sistemas está, invariavelmente, nalguma dimensão do comportamento e dos modelos mentais dos envolvidos, Aguilar Pinheiro e Elizete Nascimento estavam em busca de tecnologias e ferramentas que pudessem agregar valor ao trabalho ofertado pela nova divisão que era incubada e que culminou-se no IBGA.

As perguntas – Canoas:

  1. O que levava as empresas a planejar sistemas e processos produtivos e depois não conseguir fazer com que estes processos não levem aos objetivos estabelecidos?
  2. O que impede as pessoas de colocarem em prática ideias e inovações que elas mesmas defendem no campo teórico, mas que, de alguma maneira, impedem no campo da transformação prática?
  3. Como fazer com que ideias e ações sejam alinhadas e possibilitem comportamentos coerentes com as estratégias e, mesmo assim, mantenham valores pessoais e corporativos equilibrados?

As respostas – Remos:

O primeiro movimento em direção ao porto foi a criação do AAS – Aceitação do Problema; Análise do Problema e a Solução do Problema.

  1. Se as pessoas e organizações acreditam que possuem sistemas e processos eficientemente fortes para levar seus objetivos ao sucesso, o que gera empecilhos? Resposta: As pessoas.
  2. Se as pessoas pensam que alguma mudança é necessária para alcançarem os objetivos, o que as impede de agir como imaginado? Resposta: Crenças limitantes, modelos mentais desatualizados, etc. Seus comportamentos.
  3. Se dicas e manuais de como tornar pessoas mais engajadas e envolvidas com sistemas e processos não funcionam devido problemas comportamentais dessas pessoas, o que e como fazer para mudar? Encontrar uma abordagem totalmente nova, diferente, rápida e eficiente para identificar os problemas e levar as pessoas a aceitarem que o problema existe, depois oferecer a elas um meio eficiente e neutro de análise do problema, da perspectiva comportamental, e o mais importante, oferecer meios para fazer a mudança das pessoas para os processos e sistemas.

As respostas – O Leme:

A Programação Neurolinguística – PNL foi a solução para que você e sua empresa possam conduzir seus processos de aprendizagem com o uso de ferramentas suficientemente fortes para modificar e criar habilidades pessoais e, com isso, alinhar comportamentos e contextos, para que, comunicação e estratégias funcionem com muito mais eficiência e proporcionem muito mais resultados para todos os envolvidos.

Desde então a PNL passou a ser a bússola de todas as atividades realizadas pela incubadora e que formam, hoje, o DNA do IBGA. O que antes era o atendimento clínico com a PNL tornou-se o coaching com a PNL, praticado e ensinado em cursos abertos ao público, em treinamentos empresariais, nos atendimentos de coaching e no curso de Pós Graduação em e Liderança Coach oferecido pelo instituto.

Sua direção e da sua empresa estão muito mais seguras com quem sabe impulsionar bem os remos e manejar o leme para alcançar objetivos através das pessoas.

Você e Nós

A história do IBGA é construída por objetivos compartilhados com pessoas e organizações que acreditam poder fazer mais e melhor para todos os envolvidos, sociedade, clientes, fornecedores, parceiros e funcionários.
Se você chegou até aqui em nossa história faça contato e vamos construir um novo capítulo juntos, seja para sua história pessoal ou para a de sua organização.

 Rodapé sobre-nos IBGA