Menus de configuração no Painel de Administração

IBGA - Instituto Brasileiro de Gestão Avançada

PNL aplicações

Pnl Apliacações, portal IBGA

 

PNL APLICAÇÕES

A Programação Neurolinguística – PNL é inerente ao aprendizado comportamental, à experiência humana. Ela estuda o comportamento não como um fim, mas sim como resultado de diversas interações da pessoa com o meio no qual ela vive, suas experiências subjetivas e, consequentemente, com os resultados obtidos através desse sistema.

O indivíduo é Influenciando e Influencia o meio. A PNL possui aplicações em todas as áreas de atuação humana, já que o homem é inseparável de seus comportamentos.

Devido à amplitude de aplicações da PNL, apresentamos apenas alguns exemplos das aplicações e ferramentas. O ideal é a personalização de um bom programa de PNL às necessidades e contextos específicos.

No IBGA você encontra pessoas preparadas e dispostas a conversar com você sobre suas necessidade e desejos e capacitadas a vislumbrar seus objetivos ou da sua organização e assim acompanhar você em suas escolhas sobre as aplicações da PNL, seja para uso pessoal, profissional, no coaching, nos processos de aprendizagem e nas aplicações corporativas.

Pessoal

A PNL é, por natureza, substrato do indivíduo. Não existem duas pessoas iguais, em termos comportamentais. Por mais semelhantes que possam ser, as diferenças, por mínimas que sejam, são determinantes para as ações e reações dessa pessoa nos diversos contextos da vida.

As aplicações da PNL podem ser determinadas, de maneira simplificada, respondendo a duas questões fundamentais:

Possuo comportamentos dos quais eu não gosto e que me são prejudiciais?
Existem comportamentos e habilidades que eu preciso ou desejo ter e não consigo?

Sendo verdadeiras as respostas, a PNL pode auxiliar em ambas.

Corporativo

Empresas são feitas e mantidas por pessoas. A PNL é, por natureza, substrato do indivíduo. Portanto, ao aplicar a PNL em processos de Recrutamento e Seleção, em aprendizagem organizacional, coaching, segurança do trabalho, desenvolvimento de lideranças, etc., a abordagem é sempre no indivíduo. Mesmo que algumas dessas atividades sejam em grupo.

As aplicações da PNL nas organizações podem ser determinadas, de maneira simplificada, respondendo a três questões fundamentais:

Os colaboradores possuem comportamentos que são prejudiciais ao desempenho da função e aos resultados da organização?

Existem comportamentos e habilidades que os colaboradores precisam ou desejam e que são determinantes para o sucesso de suas funções, mas que eles não conseguem desenvolver?

Mesmo tendo identificado estes fatores e investido em processos de mudanças, treinamento e desenvolvimento, cursos de qualificação e programas de qualidade os resultados ficam aquém do planejado?

Alguns exemplos de aplicações

Todas as pessoas possuem pontos fortes e fracos. As que conseguem melhores resultados em suas vidas são as que conseguem utilizar seus pontos fortes como instrumentos de realização enquanto que identificam e melhoram aqueles pontos em que são mais fracas.

Por exemplo, uma pessoa altamente organizada, tecnicamente preparada e que ocupa uma função de assistente de gerência numa empresa tem nessas qualificações seus pontos fortes. Um comportamento social retraído, a comunicação e o relacionamento apenas focado no essencial são pontos fracos que a limitam social, pessoal e profissionalmente.

A PNL pode promover o seu desenvolvimento eliminando os pontos fracos e os substituindo por comportamentos mais assertivos, como a extroversão, flexibilidade relacional e autoestima.

O lema do IBGA é: Não vendemos cursos. Vendemos resultados. Venha experimentar e comprove. Você verá que é fácil e prazeroso produzir sua própria evolução.

A Organização Mundial de Saúde — OMS tem divulgado, sistematicamente, que a maioria das doenças é de fundo psicossomático. Isso significa que o aspecto emocional das pessoas é um fator determinante na somatização, no tratamento ou mesmo como processo preventivo.

Na área da saúde a PNL tem contribuições importantes para auxiliar profissionais e pacientes na mudança de crenças limitantes e na criação de estados emocionais saudáveis. Na terapia a PNL pode ser utilizada por qualquer terapeuta, de qualquer linha de atuação, como instrumento de aceleração de resultados.

Nos atendimentos envolvendo fobias, compulsões, e distúrbios comportamentais de modo geral a PNL é uma ferramenta que torna o trabalho do terapeuta ainda mais efetivo, rápido e ecológico. O que pode ser aplicado aos profissionais da odontologia, no qual, apesar dos avanços, ainda reina o medo do dentista.

No campo da reabilitação física o estado emocional do paciente é determinante fundamental na evolução dos casos, com a aplicação da PNL pode-se ter avanços espetaculares.

Outra área em que a PNL pode se tornar uma aliada de peso é nos processos envolvendo tratamentos dos distúrbios alimentares (anorexia, bulimia) e também nos programas de reeducação alimentar, como instrumento eficaz na eliminação de compulsões e hábitos negativos arraigados.

Estudos recentes na área da cirurgia plástica têm demonstrado que em poucos meses os pacientes de cirurgias estéticas ficam frustrados com os resultados e muitos buscam outras intervenções. A PNL pode ser utilizada pelo médico como suporte para criar vínculos da imagem mental dom os resultados estéticos de sua intervenção estética.

No IBGA você encontra todo o suporte para a aplicação da PNL no atendimento individual na clínica de terapia breve, que atende a todos os problemas de comportamento. Também oferecemos assessoria e treinamentos para a aplicação da PNL em sua área de atuação, odontologia, medicina, estética, fisioterapia, psicologia, psiquiatria, etc.

Em todos os estudos realizados envolvendo programas de melhoria de gestão — Qualidade Total, Seis Sigma, etc. O fator comportamento — relacionamento e comunicação — é o que mais influencia nos resultados.

As crenças pessoais, as agendas ocultas, os metaprogramas e outros elementos individuais, conscientes e, a maioria inconsciente, podem significar entraves que geram milhares e até mesmo milhões de prejuízo às organizações.

A PNL como ferramenta comportamental encontra uma gama de possibilidades dentro das organizações: eliminação de conflitos, melhoria da comunicação, dos relacionamento, negociação / vendas, persuasão, como ferramenta de treinamentos, otimização de clima interno, mudanças de paradigmas, implementação de novos projetos, criação de cenários futuros, elaboração de projetos com mais velocidade e criatividade, modelagem de competências, estabelecimento de objetivos comuns, criação de equipes sinérgicas, etc.

O IBGA é especialista na geração de programas corporativos, por sua mestria na aplicação da PNL. Nosso lema é: Não vendemos treinamentos. Vendemos resultados. Isso significa que um bom trabalho vai além da aplicação das técnicas de PNL. Fale conosco, marque um contato e veja como podemos construir cenários vencedores para sua empresa.

A instituição de ensino que agrega a PNL em seu programa pedagógico não prescinde de seus métodos básicos. A PNL não visa a substituir nenhuma metodologia. Mas sim tornar essas metodologias de ensino mais eficientes, enquanto instrumento gerador de aprendizagem.

A PNL fornece um novo modelo de como as pessoas aprendem. O entendimento sobre a maneira como o cérebro trabalha com as experiências individuais é uma ferramenta que torna o processo ensinar / aprender muito mais eficaz.

Todas as pessoas utilizam estratégias mentais para aprender, só que a maioria desconhece as próprias estratégias, com o uso da PNL é possível que os responsáveis pelo ensino as identifiquem e as disseminem para todo o grupo de alunos.

Pesquisas comprovam que há um estado emocional adequado ao aprendizado, como uma ciência da atualidade, do mundo em movimento acelerado, a PNL possibilita a geração desses estados emocionais apropriados para o aprendizado excelente de modo rápido e ecológico, respeitando os valores de alunos e professores.

A PNL utiliza os sentidos de maneira integrada para produzir experiências cognitivas distintas, mas proporcionando aprendizados sistêmicos. Não se trata de aplicação de técnicas padronizadas, e sim de criar habilidades que permitam aos profissionais da educação processos generativos de ensino / aprendizagem.

O IBGA é especialista na geração de resultados efetivos de aprendizagem, por sua mestria na aplicação da PNL. O aproveitamento de nossos cursos é de quase 100%, consolidado pelas avaliações e mensuração de desempenho de nossos alunos no pós-treinamento e durante a aplicação dos aprendizados.

Coloque a PNL em sua grade curricular e sinta como os resultados aparecem. Seus alunos terão muito no que falar e você como gestor muito menos problemas de aprendizagem para lidar.

O domínio de outros idiomas nunca foi tão importante na vida das pessoas, seja em suas vidas acadêmicas, quanto profissional. Portanto, cursos de longuíssima duração e focados em gramática não atendem mais às necessidades do mercado.

Um dos maiores entraves no aprendizado de idiomas está relacionado à conversação. A maioria das pessoas temem cometer gafes, se autocobram demasiadamente e não consegue compreender e se fazer compreender na prática verbal do idioma de sua escolha.

A PNL oferece ferramentas para auxiliar professores e instituições que ensinam idiomas para que seus alunos falem realmente a nova língua.

Além de trabalhar as limitações e medos a PNL oferece ferramentas que transformam modelo mental do falante de uma língua no modelo mental de um falante nativo da nova língua. É um empilhamento de modelos cognitivos diferentes, para atender a prática de idiomas diferentes.

O IBGA oferece consultoria e treinamentos para escolas de idiomas e para professores. Oferece também, periodicamente, cursos de desbloqueio de aprendizagem de idiomas para alunos.

Além do preparo técnico e físico os atletas precisam manter altos índices de equilíbrio emocional, para atingir a concentração necessária para manter o foco na realização máxima, saber lidar com o adversário, com a cobrança dos dirigentes, da torcida, da imprensa, da família e de si mesmos.

A PNL possibilita alcançar esses níveis de equilíbrio de modo rápido e eficaz. Além de servir como ferramenta de aprendizagem, que pode ser útil no desenvolvimento de estratégias, na criação de padrões de modelagem de atletas excepcionais, no desenvolvimento do espírito de equipe, no processo de geração de motivação individual e geração de entusiasmo no grupo.

O professor Hermes Balbino, do departamento de Educação Física, da Universidade de Campinas – UNICAMP, foi preparador da Seleção Brasileira de Basquete Feminino e utilizou a PNL na preparação da equipe. Ícones de nosso esporte, como o inesquecível Airton Senna, Guga, Gilberto Silva são exemplos de excelência e desempenho e de aplicação PNL. Muitos clubes utilizam a PNL como “arma secreta” de capacitação e diversos atletas, buscam especialistas para maximizar desempenhos com a PNL.

O IBGA é especialista na agregação da PNL em diversos ambientes e sistemas. Introduzir a PNL como uma ferramenta na preparação da sua equipe pode ser muito mais fácil, prático e rápido. Conte com a experiência da nossa equipe e veja como sua equipe produzirá mais.

A palavra Coach no inglês significa treinador. O termo foi importado para o desenvolvimento pessoal e ganhou notoriedade no mundo corporativo. Na verdade, o termo é uma metáfora que pode ser ilustrada observando-se o trabalho de grandes treinadores como Levir Culpi, Marcelo Oliveira, Titi, Larri Passos, Bernardinho, etc. Eles não jogam, não entram em campo ou na quadra, literalmente, mas além de extrair o melhor de seus atletas, os incentiva, critica e orienta, sempre os direcionando para a obtenção de resultados satisfatórios, de desempenho máximo.

Os programas de coaching visam à preparação da pessoa para que ela possa, por si, com a orientação do coach e com a aplicação de ferramentas da PNL incrementar os resultados de um programa, seja ele de coaching pessoal ou profissional. Isso porque o coaching com a PNL utiliza um instrumental duplo: o conhecimento das ferramentas do coaching, associado ao domínio da das técnicas de mudança e potencialização da PNL.

Um bom programa de coaching sempre é mensurado com base em resultados quantificáveis e o coach somente é necessário até o momento em que o cliente julgar que já pode seguir sozinho. Por isso as empresas buscam por líderes com perfil de coach, líderes inspiradores, etc.

O IBGA mantém uma Sala de Coaching em sua sede e também atende em outros ambientes, de acordo com a necessidade e conveniência dos clientes. Coaching não é terapia, pode ser aplicado até numa sala de aeroporto, num restaurante.

Faça contato e veja como é produtivo falar sobre as vantagens de nossos programas de coaching.

Pelo menos quatros em cada dez pessoas enfrentam problemas para falar em público ou lidam com grandes dificuldades para se comunicar eficazmente pela escrita ou verbalmente.

O paradoxo disso é que pelo menos seis em cada dez funções profissionais exigem essas habilidades na atualidade. Comunicar-se eficazmente através da escrita ou da fala e expressar-se em público hoje significa muito mais do que ter rompantes de retórica.

O que faz a diferença é a capacidade de expressar e comunicar bem, transmitir a mensagem de forma clara e objetiva para que o ouvinte a receba com o mínimo de distorções e o máximo de clareza e objetividade.

Memorandos, relatórios, reuniões, apresentações de projetos, condução de treinamentos, orientação a grupos de clientes, videoconferências, hangouts, webinars, portais de mensagens e treinamentos gravadas são uma tendência sem retorno.

A maioria das pessoas conhece o assunto, domina alguma técnica e, no entanto, não consegue um bom desempenho. Isso porque existem “programas mentais” ineficazes, medos, inseguranças e outras limitações que puxam o desempenho para baixo.

Com a aplicação da PNL qualquer pessoa pode se tornar um bom comunicador, eliminando limitações, como o medo e a insegurança, melhorando comportamentos e desenvolvendo habilidades.

Os Cursos Expressão Total – Comunicação e Oratória e Sincronia Relacionamento e Comunicação, desenvolvidos e ministrados pelo IBGA são cases de sucesso focados nos resultados. Além desses cursos o IBGA desenvolve programas específicos para pessoas e empresas que desejam obter mais com sua comunicação.

Como o comportamento e as demandas de pessoas e organizações que são sistematicamente dinâmicas, a PNL segue esta natureza de mudanças.

Faça contato e descubra como a PNL pode ser uma ferramenta no desenvolvimento de seus programas de aprendizagem comportamental.

Faça contato com o IBGA e descubra como podemos auxiliar você na ampliação de seus resultados.

 

Pnl aplicações, Portal IBGA