Modelos Mentais, como usar a visão flexível para ampliar seu modo de ver o mundo...

Modelos Mentais: Ajuste o seu Foco

03/10/2016 Carreira, Corporativo, Cotidiano Nenhum comentário

Modelos Mentais: Poder ou Fraqueza?

Modelos Mentais contradizem ou afirmam o que Nelson Rodrigues dizia: Toda unanimidade é burra? Depende do modelo mental.

Os modelos mentais são responsáveis por TUDO o que fazemos e também por TUDO O que deixamos de fazer.

Portanto, uma unanimidade. Não necessariamente burra. Mas pode ser e, nesse caso, a vítima pode ser você.


Para saber mais sobre o Que é PNL, acesse este link


O que é Modelo Mental?

Modelos Mentais são nossos pressupostos, nossas verdades, nossos paradigmas, nossos filtros perceptivos, que nos levam às generalizações, eliminações e distorções da realidade.

Nossos modelos mentais nos levam a crer que o mundo que vemos é a realidade e isso pode ser uma ilusão perigosa.

Ao acreditarmos que nossa realidade é mais real do que a dos outros, abrimos grandes possibilidades, mas, também nos sujeitamos a limitações sem precedentes através de uma visão limitada do mundo.

Dificilmente colocamos em dúvida nossos modelos mentais até que sejamos obrigados a fazê-lo.

Depois de ler este artigo acesse este link e leia, sobretudo, o tópico “É quase meia noite” e amplie sua compreensão sobre o que são os modelos mentais e como eles operam no seu dia a dia.

Como seu Modelo Mental impacta TUDO em sua vida?

Modelos mentais são os responsáveis por histórias famosas do mundo corporativo, como a da IBM que em 1958, rejeitou a ideia da xerografia que, dois anos depois fez surgir a Xerox, uma concorrente de peso para a IBM.

Dez anos mais tarde a mesma IBM sofreu outro golpe de modelos mentais ao desconsiderar o PC, por julgá-lo incapaz de realizar trabalhos sérios de informática…

Os terroristas do 11 de setembro desafiaram os modelos mentais vigentes nos EUA e criaram um novo tipo de ameaça mundial.

Isso porque o sistema de segurança dos EUA não tinha em seus paradigmas (modelos mentais) considerar que aviões poderiam ser usados como bombas.

Quantas vezes você foi traído por suas verdades? Quantas vezes você deixou de levar algo em conta e depois percebeu a besteira que fez?

Estes são os impactos negativos dos modelos mentais. Entretanto, há impactos positivos de modelos mentais, como os de Steve Jobs, Bill Gates, Einstein, Linus Pauling, Yoshinori Ohsumi, Jean-Pierre Sauvage, Sir J. Fraser Stoddart, Bernard L. Feringa, etc.

De maneira geral seus modelos mentais operam em duas direções:

Impulsionando você quando suas convicções o levam aos resultados e objetivos propostos.

Limitando você, quando suas convicções o impedem de ver o óbvio, fazendo com que você utilize uma visão ampla, quando deveria olhar o detalhe ou o contrário, quando se prende ao detalhe e perde a visão do todo.

É possível Mudar o Modelo Mental?

A ideia talvez seja ajustar o foco e não mudar. Ajustar considera que o contexto pode definir o sinal da equação, já mudar indica que ela está toda errada.

Em PNL há um processo denominado de Posições Perspectivas, cuja função é auxilar a pessoa a utilizar algo natural em sua estrutura neurológica, mas que ocorre inconscientemente. Ao tomar consciência desse modelo de ver o mundo podemos ampliar nossa capacidade de percepção e, consequentemente, a nossa maneira de focalizar as coisas com as quais lidamos no dia a dia.

Ajustar é uma mudança, com certeza. Mas, neste caso, apenas de alguns fatores. No entanto, se necessário, sim, é possível mudar o ou os Modelos Mentais. Sim, nós possuímos vários, sobre muitas coisas e pessoas.

Vamos conhecer melhor os componentes do Modelo Mental:

Generalizações:

Quando criamos uma classe de crenças fixas sobre nós mesmos, sobre pessoas e coisas, mas com base numa única referência.

Os preconceitos advêm de generalizações.

Eliminações:

Quando eliminamos uma parte relevante de uma informação para focarmos noutra que não nos levará aos resultados.

Comercialmente: Desconsiderar um concorrente por acreditar que e muito frágil em seu mercado e depois sucumbir a ele, apesar de as evidências estarem lá desde o início.

Comportamentalmente: Superestimar seus pontos fracos e subestimar seus pontos fortes.

Distorções:

Quando criamos uma realidade somente com base em nossos pressupostos.

Comercialmente: Achar que nossa empresa, serviços ou produtos são os melhores. Sem, contudo, fazer comparações confiáveis.

Comportamentalmente: Acreditar que somos muito bons em algo até que descobrimos que estamos defasados.

Sabe aquela pessoa que tem aquele corpo e usa aquelas roupas que todos olham na rua porque está ridícula, mas ela acredita que todos olham porque está linda?

É um caso clássico de distorção.

 

Como Mudar o Modelo Mental?

Não é tão fácil. Até porque envolve crenças e valores e para lidar com isso com segurança é recomendável contar com um PeNeLista capacitado e experiente.

No entanto há alguns procedimentos que você pode fazer para flexibilizar e ampliar a sua percepção de mundo:

Acredite, quer você queira ou não, há outras verdades além da sua;

Assim, deliberadamente inicie a avaliar as questões relevantes em suas decisões, sejam elas pessoais ou profissionais de maneira sistêmica, considere ver o mundo pelo menos de duas perspectivas diferentes, com isso você começa a ver as coisas fora de um padrão;

Diversifique seus relacionamentos e preferências (menos o amoroso, mas mesmo nele você pode diversificar muita coisa…), ir aos mesmos lugares, falar com as mesmas pessoas significa ter os mesmos pontos de vista, ou seja, atrofia de modelo mental;

Preste atenção em ideias que são contrárias às suas, elas podem possuir insights importantes;

Leia um jornal ou revista de outra área que não a sua, veja filmes fora do escopo de suas preferências habituais, coma pratos que nunca comeu, vá a lugares que nunca foi, frequente templos de religiões diferentes…

Com isso você vai descobrir que nada é totalmente bom ou ruim em si.

Depois você pode discordar ou concordar com Nelson Rodrigues… Afinal, tudo que todos afirmam ou negam deriva de seus modelos mentais…

________________________________________________________________________________

Gerador de Nominalizações.
Divirta-se um pouco com esta ferramenta da PNL:

Baixe GRÁTIS o arquivo disponibilizado no botão abaixo e se divirta criando generalizações, através de frases bonitas e “inteligentes”, mas que nada dizem…

Qual a incidência desses exemplos na comunicação na sua vida e na da empresa na qual você trabalha?

Comunicacao_Corporativa_PNL_IBGA_curso_de_PNL_MBABaixe agora o Gerador de Nominalizações


Curso(s) Relacionado(s) a este tema:


Pós-Graduação Latu Sensu MBA em PNL Coaching, Liderança e Gestão Estratégica – EAD e Semipresencial

Comunicação e Oratória – Curso Expressão Total com a PNL

Conexão – Aprimoramento Pessoal e Profissional – Básico de PNL

(Visited 32 times, 1 visits today)

2 respostas para “Modelos Mentais: Ajuste o seu Foco”

  1. Lowell Screws disse:

    Good write-up, I’m regular visitor of one’s web site, maintain up the excellent operate, and It’s going to be a regular visitor for a long time.

  2. As Sportsmail’s Martin Samuel pointed out, Sam Allardyce’s position at West Ham is still in some doubt, despite the Hammers sitting pretty in eighth place in the Premier League Sam Allardyce is still waiting on a new contract and FA Cup failings could count against him as West Ham fans protest 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desculpe, estamos trocando o antigo site por outro novinho. Precisa de Ajuda?

 

Ligue 31 3274-1700 ou envie WhatsApp para 31 99769-7577

 

Entre em Contato