Executivos jovens, em torno da mesa de trabalho, dois homens e três mulheres, sinalizando positivamente com os polegares.

Gestão de Carreira: que modelos adotar?

18/08/2014 Carreira, Corporativo Nenhum comentário

A Gestão de Carreiras exige mais habilidades comportamentais do que formação técnica. É o que diz o mercado que tem valorizado os profissionais arrojados, mas com foco proativo e descartado os reativos. Uma característica valiosa é ir além da descrição do cargo.

Como você gerencia sua carreira?


O que é assertividade?

É pensar em termos de processo, é ter uma ideia em termos de passo a passo da sua execução. Se a ideia é construir uma ponte entre duas montanhas o pensamento assertivo fará exatamente isso, criará, virtualmente, a ponte unindo as duas montanhas, não apenas vendo a ponte lá, mas sobretudo, criando suas bases, os pilares e toda a cadeia de eventos que culminará com as pontes reais, de ferro e cimento. Pensar assertivamente é saber o que se quer e reunir os meios para alcançar este objetivo em termos objetivos para se construir acertos. Fazer a gestão de carreira é um processo que envolve pensamento sistêmico, trabalho em equipe, modelos mentais enriquecidos, aprendizado em grupo e, sobretudo, foco. Foco no objetivo de se fazer a gestão de carreira, mas para isso alcançar objetivos da organização, da equipe etc. Uma pessoa proativa e que pense assertivamente usará os processos e objetivos da organização para fazer a sua gestão de carreira.

A gestão de carreira e o intraempreendedorismo

Intraempreender é pensar no negócio como se fosse o dono, mesmo sendo apenas um funcionário. Este tipo de pensamento se assertivo e com foco nos objetivos da organização acaba criando valor para o funcionário e para a empresa, além de forjar nichos de inovação.

Se há um problema, haverá uma solução

A gestão de carreira associada à solução de problemas é determinante para que os níveis de frustrações sejam minimizados e os índices de satisfação sejam elevados. Quando a empresa oferece uma plataforma de inovação, que permite que as pessoas façam mais do que o que está definido no escopo da descrição de seus cargos elas se motivam a produzir sempre mais e melhor. É fundamental que haja duas premissas bem claras para que a gestão de carreira seja um fator crítico do sucesso da empresa:

Inovação com objetivo estratégico

Inovar é criar soluções eficientes para problemas internos da empresa e para seus clientes. Inovação, ao contrário do que possa parecer, não é só tecnologia, tecnologia é uma das facetas mais visíveis da inovação. Um processo que reduz custos, aumenta produtividade e qualidade de vida é inovação e muitas vezes coisas simples mas que podem gerar grandes impactos positivos são inovação que não são tão valorizadas quanto uma inovação tecnológica que não agregue tanto valor assim. Para que a empresa ofereça uma plataforma de gestão de carreira é importante que ela estabeleça regras para que as pessoas se sintam motivadas a seguir a trilha e isso passa pela definição de quão longe alguém pode ir naquela empresa, em termos de ascensão.

Gestão de carreira como parte da estratégia

Isso abre caminho para profissionais assertivos que desejam faz a gestão de carreira como parte da estratégia da empresa. Pessoas reativas e com foco no problema não encontram muito terreno fértil em organizações com foco na solução. Pessoas assertivas são mais abertas à inovação, possuem mais capacidade de lidar com riscos e sabem exatamente o que querem de suas carreiras. Se a empresa oferece uma plataforma bem definida é importante que o profissional também faca a gestão de carreira de forma objetiva, como um projeto e associe isso à estratégia da empresa ou, sendo mais ousado, de um panorama de mercado mais abrangente, responda às perguntas essenciais sobre que habilidades serão necessárias para fazer da gestão de carreira um projeto de ascensão profissional.

Gestão de carreira e domínio do comportamento

O comportamento é o seu iceberg. Produtivo ou improdutivo é o que as pessoas veem e comentam. Ninguém faz comentários sobre seu diploma ser bonito ou feio, se a moldura é gótica ou moderna, mas faz comentários sobre sua conduta no uso dos aprendizados que o diploma representa. Se você é gentil ou arrogante, se é prestativo ou se faz politicagem na condução de sua função, etc. Portanto, ficar atento ao desenvolvimento comportamental é crucial à gestão de carreira.

Saber de suas deficiências e potencialidades e, sobretudo, saber que habilidades são fundamentais ao sucesso dentro de seu projeto de gestão de carreira. A gestão de carreira deve ter um processo de acompanhamento e validação de resultados que será feita periodicamente, com base em alguns critérios definidos para isso. Assim é pertinente mensurar o progresso, possíveis percalços e entreves, de modo que se invista em autodesenvolvimento, mas de maneira estratégica e assertiva para produzir acertos constantes.


IBGA disponibiliza vários eventos de Programação Neurolinguística – PNLatravés de cursos vivenciais ou programas de coaching para que você possa promover a gestão de carreira.

Conheça o livro Continuum – Habilidades Essenciais para se dar bem na carreira e na vida – Aguilar Pinheiro – Editora Tetrakis


Cursos associados a este artigo:

MBA em Gestão Estratégica, PNL e Liderança Coach

(Visited 23 times, 1 visits today)

3 respostas para “Gestão de Carreira: que modelos adotar?”

  1. is well located – close to most of the popular entertainment and business districts.

  2. Great write-up, I’m regular visitor of one’s website, maintain up the excellent operate, and It is going to be a regular visitor for a lengthy time.

  3. Norwich have tabled a formal offer for York City midfielder Ben Godfrey. The youngster has earned rave reviews for the League Two side and watched by Premier League scouts. York seek to keep Ben Godfrey despite second bid from Norwich City

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desculpe, estamos trocando o antigo site por outro novinho. Precisa de Ajuda?

 

Ligue 31 3274-1700 ou envie WhatsApp para 31 99769-7577

 

Entre em Contato