http://www.cursocoachingpnl.com/wp-content/uploads/2015/03/ansiedade_ou_expectativa_ibga_pnl_coaching.jpg

Ansiedade ou Expectativa, qual a escolha?

10/02/2015 Cotidiano Nenhum comentário

Os especialistas em moda costumam dizer que a diferença entre o brega e o chique é mais tênue do que um fio de cabelo. É uma pena que a diferença entre a ansiedade e a expectativa não seja assim tão delicada.

Pense nas emoções como mecanismos que exigem dispêndio de energia de seu organismo. Organismo esse que é gerenciado por um cérebro, que funciona como um potente computador, cujos programas são construídos ao longo de sua vida. Os analistas e programadores desse sistema chamado você são inúmeros, pais, professores, amigos, vizinhos e, claro, você mesmo.

Ansiedade ou Expectativa, a escolha é sua


Para saber mais sobre o Que é PNL, acesse este link


Os erros desse sistema podem ser poucos ou muitos, mas a confusão emocional e os danos causados à sua vida pela ansiedade podem comprometer, inclusive, seu grau de expectativas, sobre a vida, sobre todos os seus objetivos e sobre você.

Ansiedade ou Expectativa, como o cérebro decide

Ansiedade e expectativa funcionam com a mesma linguagem neurológica, a questão é como gerenciar esse sistema para tirar proveito de sua energia. Você está preparado para atualizar suas expectativas?

A ansiedade não é um comportamento natural do ser humano, da mesma forma que o medo. Ela surge de aprendizados contextuais ou através de anomalias biológicas, provocadas por desequilíbrios químicos no cérebro ou na produção de hormônios de forma desequilibrada. A ansiedade é advinda de uma atitude pessoal, seja de passividade, que impede a pessoa de fazer algo que a eliminaria ou de excitamento mental devido à incapacidade de agir para evitar que tal coisa acontecesse. Essas atitudes não são intencionais e a pessoa sofre como vitima delas e às vezes dos outros, que não a compreende.

Todas as pessoas precisam de certo grau de expectativa para gerenciar os acontecimentos da vida. Mas a maioria fica ansiosa e evolui para consequências danosas, dentre elas o medo, os surtos de ansiedade, automutilações, como roer unhas, tirar fragmentos da pele, arrancar pelos e mesmo a depressão. As consequências podem afetar os relacionamentos e interferir negativamente no desempenho escolar e profissional, já que a capacidade intelectual da pessoa é afetada, criando limitações severas de percepção.

O sistema reptiliano, estrutura central do cérebro, é responsável pelo instinto de preservação, ou seja, o sentimento de fuga ou ataque, enfrentamento ou afastamento. Nos ansiosos esse sistema superestima as percepções e o cérebro aciona, de forma errônea, outra estrutura, o sistema límbico, responsável pela geração de neurotransmissores reguladores das emoções. Como o que aciona p cérebro é o que a pessoa pensa, sua mente acabam provocando a ansiedade.

As falhas de percepção são internas e isso significa que o pensamento da pessoa fica como uma “antena” geradora de possibilidades do que ela teme ou deseja, ansiedade ou expectativa. A pessoa imagina que fez algo que alguém não gostará, um chefe, um amigo, etc. Quando esse alguém se aproxima o ansioso começa a criar em sua mente uma série de consequências advindas daquela pessoa. Isso faz com que sua ansiedade aumente e seu comportamento em relação à pessoa seja alterado. Mas a ansiedade também pode ser em relação a algo positivo, como uma viagem, conhecer alguém, participar de uma entrevista de emprego, etc. A pessoa fica tão presa ao que acontecerá que o sistema disparador da ansiedade transforma essa espera em tormento. A pessoa não dorme direito, não se alimenta e sua vida fica um redemoinho. Imagine como será o momento esperado? No caso da entrevista de emprego, que cara a pessoa apresentará ao entrevistador?

Os estados internos da ansiedade são os mesmos da expectativa, quimicamente falando. Os estados emocionais são gerados pelo cérebro como resposta aos estímulos externos, o que se vê, se ouve e se sente vindo do mundo exterior e também por lembranças ou imaginação acerca de algo que se viu, verá, ouviu, ouvirá, sentiu ou sentirá. A ansiedade pode ser gerada por algo que já aconteceu ou por algo que acontecerá. A expectativa também. A diferença se é ansiedade ou expectativa é que na ansiedade quem controla a pessoa são os seus sentimentos destrutivos. Enquanto que a expectativa é um sentimento que motiva as atitudes que levarão ao objetivo, seja ele ter uma conversa difícil com alguém e resolver uma questão, ou se dar muito bem numa entrevista de emprego ou numa reunião de trabalho.

O segredo para transformar ansiedade em expectativa está em conhecer os mecanismos do cérebro. Para isso você não precisa ser especialista em neurociências, basta aprender sobre como você aprende seus comportamentos. Acreditar que ser ansioso é normal é uma das piores atitudes. Muita gente até adota a posse sobre a ansiedade e diz “minha ansiedade”. Se você aprendeu um comportamento é possível desaprendê-lo. A regra é simples, você deve conhecer o problema para criar a solução, que pode ser, inclusive, procurar ajuda.

Ansiedade ou Expectativa, como mudar?

A Programação Neurolinguística – PNL e os Programas de Coaching podem auxiliar nesse processo, de forma rápida e eficaz. No caso da ansiedade e suas consequências (medos, roer unhas, etc.), a participação num curso de PNL pode ser suficiente. Se o caso for mais agudo o coaching pode ser a solução definitiva.

Atualize seus programas mentais e descubra o prazer de desfrutar da mesma energia que gerava a ansiedade como fonte de expectativas generativas.


O IBGA disponibiliza vários eventos de Programação Neurolinguística – PNL, através de cursos vivenciais ou programas de coaching para que você possa se preparar para lidar melhor com as crises.

Conheça o livro Continuum – Habilidades Essenciais para se dar bem na carreira e na vida – Aguilar Pinheiro – Editora Tetrakis


Curso(s) Relacionado(s) a este tema:


Conexão – Aprimoramento Pessoal e Profissional – Básico de PNL

Assista ao vídeo abaixo e descubra como fazer o seu equilíbrio.

Imagem de Aguilar Pinheiro na TV

(Visited 155 times, 1 visits today)

4 respostas para “Ansiedade ou Expectativa, qual a escolha?”

  1. Lurraine disse:

    It’s always a pleasure to hear from someone with exietrpse.

  2. furtdsolinopv disse:

    Hi my family member! I want to say that this post is amazing, great written and come with almost all significant infos. I?¦d like to see extra posts like this .

  3. Tranmere and Carlisle were both relegated from League One as a dramatic final 15 minutes saw Notts County escape the drop. League One round up: Tranmere and Carlisle relegated as Notts County avoid the drop after Alan Sheehan penalty

  4. furtdsolinopv disse:

    Spot on with this write-up, I actually assume this website needs rather more consideration. I’ll in all probability be again to read way more, thanks for that info.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desculpe, estamos trocando o antigo site por outro novinho. Precisa de Ajuda?

 

Ligue 31 3274-1700 ou envie WhatsApp para 31 99769-7577

 

Entre em Contato